quarta-feira, 23 de maio de 2007

Atletismo - História

A palavra atleta tem origem na palavra grega “athletis” que significa lutador, ou seja, Atletismo representa a arte dos lutadores.

A primeira corrida atlética data de 776 a. C nos primeiros jogos olímpicos da antiguidade.

Os estádios gregos eram na altura em forma de U estreito e apenas uma linha separava o público dos concorrentes. A pista do estádio de Olímpia era delimitada por “achesis” (linha de partida) e pela “terna” (linha de chegada). Na linha de partida havia ranhuras feitas com pedaços de mármore fixados ao solo, para os atletas colocarem os pés. A saída era sorteada e efectuada com quatro concorrentes em linha, havendo o sistema de eliminatórias e a final.

Durante o sec XIX foram sendo modificadas as regras, primeiro pela Universidade onde se organizavam as competições e mais tarde pelos organismos internacionais e Olímpicos.

No Real Academia Militar de Saudhurst em 1810, realizam-se as primeiras competições modernas e em 1817, em Inglaterra, foi fundado o primeiro clube de atletismo do mundo.

Em 1896 realizaram-se em Atenas os primeiros jogos olímpicos da era moderna, sob o impulso do Barão Pierre de Coubertine, “pai dos jogos olímpicos modernos”, cujo objectivo dos jogos era restaurar os antigos ideais olímpicos: unificação dos povos.

só em 1913 é que a Federação Internacional de Atletismo Amador (FIAA) foi aceite pelo congresso realizado em Berlim.

Nos jogos olímpicos de Amesterdão em 1928, surge a pista oval de 400 metros (sendo abandonada a pista em U), o que permitiu o aparecimento de provas com mais que uma volta, como as corridas de meio fundo.

Proposta de: Juliana Samorinha, 11º A

Sem comentários: