segunda-feira, 21 de maio de 2007

Basquetebol – Termos e Gestos Técnicos


Drible

O drible pode ser:
Drible de progressão – Utilizado fundamentalmente para sair de uma zona congestionada e avançar no terreno.
Drible de protecção – Serve fundamentalmente para abrir linhas de passe e para garantir a posse de bola. É um tipo de drible, que face a uma maior proximidade do defesa, o jogador tem de dar maior atenção à protecção da bola.

Regras de Drible
Quando se dribla pode-se executar-se um número indefinido de passos. Quando em posse de bola, o jogador não pode batê-la com as duas mãos simultaneamente, nem efectuar dois dribles consecutivos, ou seja, driblar, agarrar e voltar a driblar.

Passe
O passe tem como objectivo a colocação da bola num companheiro que se encontre em melhor posição, para a progressão no terreno de jogo.

Existem vários tipos de passe:

Passe de Peito –
Como o próprio nome indica, este passe é realizado com a bola à altura do peito e lançada frontalmente na direcção do alvo. Neste movimento os polegares dão a força ao passe e no final as palmas das mãos devem ficar apontar para fora
Como fazer?
Colocar os cotovelos junto ao corpo; Avançar uma das pernas;Executar um movimento de repulsão com os braços com uma rotação dos pulsos; Após o passe, as palmas das mãos devem ficar viradas para fora com os polegares a apontar para dentro e para baixo.

Passe picado – Muito semelhante ao passe de peito, tendo em conta que o alvo inicial é o solo; O ressalto da bola terá um objectivo comum ao do passe de peito, ou seja, a mão do colega ou as zonas próximas do peito.
Como fazer?
Colocar os cotovelos junto ao corpo; Avançar um das pernas;Executar um movimento de repulsão com os braços com uma rotação dos pulsos;Dirigir o passe para a frente e para o solo a uma pequena distância dos pés do colega; Após o passe, as palmas das mãos devem ficar viradas para fora com os polegares a apontar para dentro e para baixo.

Passe de ombro – É utilizado nas situações que solicitam um passe mais longo. É um tipo de passe com uma trajectória tensa (sem arco), e em direcção ao alvo.
Como fazer?
Agarrar a bola com as duas mãos e colocá-la no ombro;Colocar o cotovelo numa posição levantada; Fazer a extensão do braço e simultaneamente avançar o corpo e a perna do lado da bola, impulsionando-a desta forma.

Passe por cima da cabeça – É usado quando existe um adversário entre dois jogadores da mesma equipa.
Como fazer?
Elevar os braços acima da cabeça com a bola entre as duas mãos;Avançar uma das pernas e impulsionar a bola para a frente; Executar o passe com o movimento de braços;

Proposta de: Sara Carvalho, 12º A

Sem comentários: