segunda-feira, 7 de maio de 2007

Râguebi: Desenvolvimento do Jogo

O râguebi é um desporto de equipa e realiza-se com 15 jogadores de cada lado. As equipas constituem-se de 8 avançados, de 2 médios e de 5 jogadores de linhas atrasadas.
Uma partida de râguebi inicia-se com um pontapé desferido no centro de campo com o objectivo de fazer a bola andar pelo menos 10 metros de distância, já no campo adversário.
No râguebi só é possível passar a bola para trás ou para o lado, sendo que os avanços são decorrentes das corridas com posse de bola ou com pontapés. No pontapé, só podem avançar com a bola os jogadores que estiverem em linha ou atrás do chutador no momento do pontapé.
Quando um jogador passa ou deixa cair a bola para frente, ocorre uma penalização denominada de "formação ordenada" ou "scrum".
Na formação ordenada, os 8 avançados das duas equipas formam uns contra os outros. O Médio de Formação da equipa que não cometeu a infracção insere a bola no meio do "túnel" formado pelas duas primeiras linhas de cada equipa a fim de que os jogadores da sua equipa consigam ganhar (talonar) a bola.
Quando a bola sair das linhas de campo é efectuada a cobrança da lateral. O jogador da equipa que não cometeu a infracção lança a bola com as mãos para o meio de dois grupos formados por um máximo de oito jogadores de cada que tentarão pegar a bola saltando sem disputar a bola no corpo uns com os outros. Um jogador da equipa pode erguer um companheiro no ar para que este apanhe a bola.

A Bola de Rugby

A Formação Ordenada


Proposta de: Marta Gomes, 10ºC

Sem comentários: